Devo restringir o uso dos eletrônicos aos meus filhos?
Por admin | Crianças, Orientação ParentalEssa é uma pergunta que ouço com frequência no consultório, de fato atualmente o uso de eletrônicos é uma pedra no sapato de muitas famílias. Crianças e adolescentes passam horas a fio no vídeo game ou celular, e o que fazer com isso?
Primeiro, é importante entendermos que o uso de eletrônicos faz parte de nossa vida atual, não adianta querer proibir totalmente, provavelmente você mesmo está lendo isso por algum meio eletrônico não é? Televisão, celular, tablet, computador, estão absolutamente presentes na maioria das famílias. O mais interessante então, é combinar horários e períodos em que os eletrônicos podem ser usados. Respeitando as idades das crianças, quanto mais novas elas são menos tempo devem ficar.
E quando as crianças não estiverem usando os aparelhos? Atividades alternativas devem ser propostas pelos pais. Afinal, de nada adianta proibir mas, não ter nada que a criança possa fazer de interessante! Imagine, um sábado em sua casa, seu filho já ficou as 2 horas permitidas e o restante ele vai fazer o que? Se nada for proposto ele só vai reclamar. Por mais que você pense “Mas, quando eu era criança eu me virava e brincava sem celular” a criança precisa ser direcionada nas atividades, o eletrônico muitas vezes é tão automático, que seu filho ainda não descobriu o potencial criativo que ele tem!
Dê o exemplo, deixe seu celular em casa e saia, leve a criança ao parquinho, à casa da avó, para andar de bicicleta ou aproveite para relembrar as suas brincadeiras favoritas quando criança, os filhos adoram saber as atividades que eram prazerosas para os pais. Sabe aquele seu jogo de tabuleiro que está empoeirado lá no fundo do armário? Então, ele é uma ótima opção! Crianças são curiosas e muito interessadas em novidades, na internet existem muitas “experiências” e atividades para fazer, com sucata e materiais que temos em casa. Cozinhar e lavar o carro também costuma fazer sucesso!
“E no carro? Quando vamos viajar não tem jeito!” É verdade, principalmente em viagens longas precisamos colocar a criatividade para funcionar! Procure se lembrar, o que você fazia quando viajava? Brincava de jogo da velha? Levava um almanaque? Cantava? Brincava de adivinhar? Ensinar nossas brincadeiras para as crianças é um ótimo jeito de aproximação e vinculação de pais e filhos! Abuse disso!
Leia Também
[fbcomments]