Embora assustador e bastante angustiante para os pais, o terror noturno pode ser menos desesperador do que parece! Vamos entender o que é, e o que podemos fazer quando a criança apresenta esse comportamento durante o sono.

O terror noturno se caracteriza por comportamento agitados da criança durante o sono profundo, como: gritos, choro, suor, gemidos, feição de medo, coração acelerado. Esses episódios costumam ser bastante assustadores para os pais, pois os comportamentos são bem intensos. O episódio costuma durar apenas alguns minutos, e a frequência varia muito, algumas crianças podem apresentar o terror noturno apenas algumas vezes no mês, enquanto outras podem apresentar todos os dias.

O que fazer? É orientado que os pais não acordem a criança, pois pode assustá-la ainda mais, nesses episódios também não é recomendado que os pais levem a criança para a mesma cama, mesmo com a intenção de proteger o ato de ir para a cama dos pais pode prolongar os episódios e torná-los mais frequentes. O melhor a fazer nesse caso é manter a calma e se atentar para evitar que a criança se machuque, batendo a cabeça na parede ou caindo da cama.

Isso pode gerar algum prejuízo para a criança? De forma geral o terror noturno não causa danos a criança, pois não há recordação do que foi vivido no episódio. Geralmente no dia seguinte a criança não se lembra do ocorrido, isso inclusive torna o terror noturno diferente do pesadelo, onde há memória do que ocorreu no sonho. Os episódios acabam antes da adolescência em quase todos os casos.

Existe prevenção? O terror noturno não é um sintoma de distúrbios psiquiátricos ou psicológicos, pode ser desencadeado por pouco sono, um sono agitado pelas atividades antes de deitar ou pela alimentação. Para ajudar, evite alimentos com cafeína no período da noite, e realize “rituais” na hora de dormir, como ler uma história ou alguma outra atividade calma e relaxante para que a criança se acalme para entrar no estado do sono de forma mais tranquila.

Caso os episódios se prolonguem e mesmo com a realização frequente dos rituais o sono não apresente melhoras procure um especialista para ajudar!

[fbcomments]