A palavra autocontrole é muito usada para definir o controle de sentimentos, pensamentos e comportamentos próprios, autocontrole seria o controle sobre si mesmo. Mas, vamos entender um pouco mais em como isso se traduz na nossa vida.
Autocontrole é uma habilidade aprendida, diferente do que podemos pensar, não é uma qualidade existente ou não na “personalidade” de uma pessoa, não é inato nem herdado da família, aprendemos a controlar nossos impulsos e comportamentos conforme vivemos situações que nos exija essa habilidade.
Uma resposta de autocontrole passa por uma série de processos, por isso não é tão simples desenvolver essa habilidade, nesse post explicarei um pouco o conceito e como podemos produzir mais respostas de autocontrole.

Primeiro precisamos entender um pouco sobre comportamentos: todo comportamento que emitimos produz consequências. Se estou segurando um copo e abro a mão, ele vai cair. Se estou com sede e tomo água, a consequência é o alívio da sede. Sendo assim, nossos comportamentos produzem consequências a curto e longo prazo, ou seja, consequências que acontecem imediatamente após o comportamento, e consequências que acontecem algum tempo após o comportamento, que pode variar em horas, dias, meses, anos, etc.

Então, quando falamos em Autocontrole, estamos nos referindo à capacidade que temos de resistir a algo que inicialmente trará uma consequência prazerosa, e no futuro trará algum prejuízo.
Vamos imaginar a seguinte situação: Hoje é domingo e está uma tarde linda de sol, um dia bem quente, seu amigo que tem uma piscina maravilhosa em casa, te convidou para passar a tarde lá se refrescando na piscina, mas na segunda-feira você tem uma prova muito importante na escola/faculdade. E aí? O que fazer?
Se você optar em ir à casa do seu amigo: será uma consequência bastante prazerosa a curto prazo – você curtindo a piscina – e uma consequência a longo prazo possivelmente ruim – nota baixa na prova – correto? Mas, se você escolhe em ficar em casa estudando: será uma consequência indesejada de privação a curto prazo – você perde a piscina – e uma consequência possivelmente positiva a longo prazo – uma nota maior na prova!

O autocontrole está aí, analisar as consequências e escolher qual atitude tomar, porém também precisamos ter a habilidade de analisar, e sermos flexíveis de acordo com a necessidade! Se a prova é muito importante e você realmente precisa estudar bastante, então conseguir lidar com a frustração de não ir pra piscina é uma resposta de autocontrole importante e necessária, porém se você está seguro para fazer a prova, faz as contas e verifica que não precisa de uma nota tão grande assim, pois foi muito bem nas provas anteriores, e escolhe ir para a piscina e se responsabiliza pelos resultados, então também temos uma resposta de autocontrole. Mais do que somente escolher as consequências futuras, e tolerar as consequências ruins a curto prazo, o autocontrole está em analisar e escolher o que melhor se encaixa!

Ao passo que sair correndo pra piscina sem fazer essa análise, e nem pensar na prova de segunda seria uma resposta impulsiva, que não mediria as consequências. Estendemos o mesmo raciocínio para todos os comportamentos impulsivos, como por exemplo: comer, beber, falar, brigar, brincar, etc…
Conseguir lidar com a raiva e segurar uma resposta agressiva no trabalho, resistir ao uso de bebida, drogas e manter-se no objetivo de estar em recuperação, continuar o foco na alimentação saudável, resistir ao impulso de comprar coisas desnecessárias, entre outras situações que o autocontrole é um grande aliado!

Então, para conseguir o autocontrole inicialmente é muito importante descobrir quais são seus valores pessoais de vida, depois é importante traçar os objetivos de maneira clara e específica. Dessa maneira será possível identificar quando seus comportamentos estiverem na contramão de seus objetivos.
Após isso é criar estratégias para conseguir lidar com a “tentação”, essa etapa é muito importante, pois quando as ferramentas de autocontrole são eficazes, o processo se torna mais eficaz.

E como anda sua habilidade de autocontrole?

[fbcomments]